Fórum Justiça Apresenta Pesquisa no Encontro Estadual do Fórum Popular de Segurança Pública no Rio de Janeiro
O Fórum Justiça participou do Encontro Estadual do Fórum Popular de Segurança Pública no Rio de Janeiro. O evento foi organizado após uma série de audiências públicas realizadas em vários territórios periféricos, principalmente no Rio de Janeiro.
As discussões resultaram em resoluções e encaminhamentos sobre a atuação política do fórum popular, composto por organizações, coletivos e militantes preocupados com a segurança pública na cidade e no estado.
No encontro, os participantes enfatizaram a importância do controle popular, da supervisão externa e da redução da letalidade policial, além de questionar as narrativas oficiais do Estado.
“O encontro foi uma oportunidade para apresentarmos para os grupos que discutem a temática da segurança no Rio de Janeiro a nossa pesquisa cujos dados indicam a ineficácia e a morosidade do MP na abordagem, investigação e enfrentamento da violência policial em casos de letalidade”, explicou Gabrielle Nascimento, Assistente de Pesquisa do Fórum Justiça.
O evento incluiu outros grupos de trabalho que discutiram temas como o sistema sócio-educativo de crianças e adolescentes, o sistema prisional e o enfrentamento à tortura. Cada grupo teve a tarefa de criar uma proposta de enfrentamento, uma estratégia de incidência, um diagnóstico e uma estratégia de atuação em sua respectiva área.
Para o Fórum Justiça, discutir pautas fundamentais para a democracia brasileira e a defesa dos direitos fundamentais é uma forma de contribuir para construção de instituições e de um Sistema de Justiça igualitário.