Fórum Justiça

Fórum Justiça no RS e as Ações de Defesa Democrática para 2019

14/01/2019
Territórios

Compartilhe!

No dia 10 de janeiro, no Clube de Cultura em Porto Alegre, o Fórum Justiça no Rio Grande do Sul realizou sua primeira reunião do ano. Estiveram presentes: Jonah Kone (parceiro/UFRGS); José Renato de O. Barcelos (CCQQ/ABA); Leonardo Melgarejo (ABA); Liana Guterres Gaant; Pedro Bigolin Neto; Rodrigo de Medeiros (RENAP); Sandro Luckemann (COMIN-FLD); e Silvio Jardim (CCQQ).

Leonardo deu o informe sobre o fim do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Irá se entrar com medidas para obter a anulação de tal ato e está se tentando evitar o desmonte nos estados. No Rio Grande do Sul irá se manter reuniões todas as terças, de 13 às 17 horas, na Rua Miguel Teixeira, 86 – 2ª andar (Cidade Baixa), Porto Alegre/RS. O Fórum Justiça participará da próxima reunião.

O coletivo participou da denúncia ao MPF sobre as violações sofridas pelos indígenas do RS durante a Ditadura Militar. Rodrigo ficou responsável por entrar em contato com a PFDC para pedir uma reunião em março após o Carnaval junto às lideranças indígenas, para que possam contribuir com os próximos passos do procedimento que foi aberto. Será montado um grupo de estudo para elaborar pareceres técnicos e ver formas de acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos e o Sistema ONU. Será elaborada uma petição à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, para que solicite informações ao Estado Brasileiro em face das medidas que devem ser tomadas a parti pelo dos fatos levantados Relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV) em relação os indígenas durante o Regime Militar.

Sandro informou que também o movimento indígena e seus parceiros estão tomando medidas para reverter o esvaziamento da FUNAI e sua retirada do Ministério da Justiça (MJ). Em Palmeira das Missões/RS e Santa Maria/RS protocolaram documento neste sentido nas sedes do Ministério Público Federal (MPF). Em Porto Alegre/RS, o ato para tanto será no dia 16 de janeiro se concentrará às 13:30 no INCRA e seguirá para a sede do MPF. Silvio relatou que as notícias são que a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, deve entrar com ação devido a retirada da FUNAI do âmbito do MJ.

Renato deu informe sobre a articulação em defesa das abelhas que visa se contrapor ao modelo imposto pelo agronegócio. Detalhou estudos e desafios. A articulação será lançada em março e está envolvendo ABA, AGAPAN, MJDH, RENAP, Fórum Justiça, UFPEL, FAFI, MPA, dentre outros. Está-se pensando numa campanha permanente contra os agrotóxicos e realizar um tribunal de opinião sobre o tema. Também se está constituindo um grupo jurídico para o enfrentamento das questões envolvendo as abelhas. Leonardo se dispôs a levar a iniciativa para a Rede de Soberania Alimentar.

O planejamento do Fórum Justiça no RS se dará nas tardes do dia 16 e 23 de março. O Clube de Cultura está indicado para ser o local, o que deverá ser confirmado. A primeira tarde será dedicada a ouvir os membros das instituições do sistema de justiça sobre os desafios e visões de seus espaços sobre o atual contexto sociopolítico brasileiro. Na segunda tarde, o Fórum Justiça debaterá o contexto trazido e suas principais ações para o ano.

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
lynda course free download
download karbonn firmware
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download