Fórum Justiça

Fórum Justiça Participa de Debate Sobre Justiça Reprodutiva

25/10/2023

Compartilhe!

Em encontro realizado em agosto na Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO), em Goiânia, especialistas e pesquisadores debateram os desafios e avanços em torno da Justiça Reprodutiva no I Workshop de Troca de Experiências e Conhecimentos com Atores do Sistema de Justiça. A reunião foi promovida pelo “Diálogos sobre Justiça Reprodutiva: Normas Jurídicas, Políticas Públicas e Práticas de Litígio (DIJURE)”, projeto de pesquisa e extensão interinstitucional entre a UNIRIO, UFRRJ e UFF.

Ana Paula Sciammarella, conselheira do Fórum Justiça (FJ) e integrante do projeto ColetivAmente, centrado em questões de gênero, esteve presente na discussão. 

Representando também o DIJURE, Sciammarella evidenciou o papel crucial do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos da Mulher e Vítimas de Violência de Goiás (NUDEM/DPE-GO) na troca de experiências sobre o tema. Ela também destacou a petição de amicus curiae direcionada à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 989 em análise no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Um mapeamento apresentado por Ana Paula  sublinhou o papel ativo das Defensorias Públicas, especialmente de núcleos como o NUDEM, na influência jurídica sobre a referida ADPF.

Outro destaque do workshop foi a pesquisa apresentada por Maressa Queiroz, doutoranda pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Financiado pelo Fundo das Nações Unidas (FNU), seu estudo abordou a violência de gênero em Goiás, tendo sido interrompido pela pandemia da Covid-19. Com a retomada, os dados mostraram um aumento preocupante da violência contra mulheres e jovens. Queiroz apontou que dos 74 estabelecimentos em Goiás estudados, somente 14 estavam habilitados para atendimento ambulatorial a vítimas de violência.

Durante o debate, Defensores Públicos compartilharam desafios de sua rotina, como denúncias indevidas feitas por médicos contra mulheres que buscavam aborto, a carência de informações sobre direitos sexuais e reprodutivos e as discrepâncias entre os atendimentos das redes pública e privada.

Entre os participantes estavam representantes do NUDEM/DPE-GO, Defensorias Públicas Especializadas e acadêmicos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teoria do Estado e Direito Público (NUTEAP) da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

O encontro sublinhou a essência do trabalho coletivo para promover e discutir a justiça reprodutiva, unindo forças entre diferentes áreas do conhecimento e da prática jurídica.

Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download
download intex firmware
Free Download WordPress Themes
lynda course free download