I Seminário internacional
O I Seminário Internacional “Política Judicial Latino-Americana em uma Perspectiva da Defensoria Pública” foi realizado em maio. Mas sua preparação começou bem antes, com reuniões para discussão dos temas que seriam abordados no evento. Em março, a segunda atividade preparatória, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), apontou temas como trabalho, a transformação do Estado, disputas territoriais e por recursos naturais e direitos sociais como eixos comuns para o debate.
Em abril, representantes do FJ fizeram uma série de encontros de alto nível na Argentina com o objetivo de divulgar o seminário, além de participar do encontro do Bloco de Defensores Públicos do Mercosul, realizado em Buenos Aires. A representação do Fórum Justiça se reuniu com Stela Maris Martínez, Defensora Pública-Geral da Argentina, e com Fernanda Puleio, encarregada dos assuntos institucionais da Defensoria Pública do país. O Fórum Justiça esteve ainda com o Defensor Público-Geral da Cidade Autônoma de Buenos Aires, Horácio Corti.
Depois de tantos preparativos, em 7 e 8 de maio defensores, acadêmicos, juristas e especialistas de seis países participaram do I Seminário Internacional “Política Judicial Latino-Americana em uma Perspectiva da Defensoria Pública”, no Museu da República. Em pauta, debates sobre a construção de um modelo de justiça integrador, mecanismos de participação popular no sistema de justiça, a ampliação do acesso à justiça e desafios comuns da região.
O evento terminou com a aprovação da 2º Carta do Rio, que sintetizou as discussões.