Fórum Justiça

I Encontro Nacional dos Advogados do Sertão.

15/05/2014

Compartilhe!

 

confederação-equador

A Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares – RENAP, no Nordeste, reunidos nos dia 01 a 03 de maio de 2014, em Olinda-PE, vem saudar o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, pela realização do I Encontro Nacional dos Advogados do Sertão. Momento de suma importância, para aqueles (as) que tem a função indispensável à administração da justiça.

O Sertão Nordestino vive, historicamente, lutas por direitos, de diversos povos e grupos sociais. Padece de muitas desigualdades sociais e regionais, que devem ser erradicadas, conforme estabelecem os objetivos fundamentais da República. E, tratando de Nordeste, tratando de Sertão, há também de se destacar o fenômeno natural da seca, da estiagem, que vergonhosamente, secularmente ainda é utilizada politicamente para manter uma realidade de injustiças.

A sertaneja e o sertanejo buscam maior reconhecimento de seu trabalho, de sua lida e reflexos disto, como seus direitos previdenciários. A estrutura agrária desigual ainda é causa de várias violações. Seja dos velhos coronéis de engenho ou dos ditos modernos empresários do agronegócio, destes, ainda partem a manutenção dum quadro de violações de direitos. O interesse público é termo desvirtuado, para não se modificar este status quo injusto, fazendo que diversas obras, como de transposição de águas e de perímetros irrigados, usem o nome do povo, mas na verdade terminem por promover remoções, danos ambientais e outros prejuízos.

O Estado deve servir ao seu povo. Proporcionar uma melhor convivência com o semiárido, garantir condições que favoreçam a manutenção das pessoas em suas terras, estimulem produção e comércio. Por percebermos que os pequenos (as) agricultores(as) é que garantem a maior parte dos produtos da cesta básica do país e que são os sujeitos de nossa identidade cultural, de nossa base social é que a Rede se coloca ao lado deles (as). Da mesma forma, que procura se somar à luta pela titulação de territórios e garantia de direitos das comunidades tradicionais e dos indígenas e quilombolas.

A Ordem dos Advogados do Brasil e seus integrantes têm o dever de defesa do Estado Democrático e de Direitos Humanos Fundamentais. É nesta defesa, do direito à terra, à água, à identidade cultural e a diversos outros aspectos da vida da mulher e do homem do campo, que a RENAP vem, então, participar deste Encontro.

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free online course
download intex firmware
Download WordPress Themes
udemy paid course free download