Fórum Justiça

Edital da Revista InSURgência – Processo Civil e Direitos Humanos

16/10/2019

Compartilhe!

No dia 15 de outubro, no auditório do Ministério Público Federal, em Porto Alegre/ RS, realizou-se o debate sobre Processo Civil & Direitos Humanos. O evento marcou o lançamento do edital da Revista InSURgência, do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Trata-se do Dossiê Processo Civil & Direitos Humanos: conflito e sociedade.

O debate contou com a coordenação de Carolina Schröeder Alexandrino, mestre em Teoria Geral da Jurisdição e Processo pela PUC/RS. O Procurador Regional dos Direitos do Cidadão Enrico Rodrigues de Freitas apresentou o histórico da constituição das funções do Ministério Público, mostrando também como se dá em outros países, e desenvolveu o debate a partir da experiência da Procuradoria do Cidadão. Destacou que a falta de voz às comunidades e coletividades na esfera do Judiciário é algo prejudicial ao processo tradicional, pois não traz, de fato, a realidade do conflito para ser analisado.

O Professor do PPGD de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Luís Alberto Reichelt, apontou que a ideologia liberal presente na formulação e uso do processo civil não tem dado conta de conflitos sociais complexos. Lembrou que esta falsa neutralidade e apego à abstração do processo é o que produz distorções de sentido, como, por exemplo, a tradução para o português do termo “processo justo” da Convenção Americana de Direitos Humanos em “garantias processuais”. Essa mudança de sentido demonstra o pouco apreço à essência da função jurisdicional.

Marcelo Dias, ex-presidente da Associação Romeu Samarani e morador de Porto Alegre, compartilhou sua experiência na luta pelo direito à moradia no Foro e no Tribunal de Justiça. Também discorreu sobre a dificuldade de a realidade ser conhecida nos autos e sobre os mecanismos e garantias formais que em determinadas ocasiões não se fazem presentes no processo.

O Dossiê lançado pode ter seu edital acessado no seguinte endereço: http://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/announcement/view/174?fbclid=IwAR2UCYcAUhnYE9lUr5KUO_pcvJwyOnfl-lQgzzpLtsxtD3CLkIUnZ8rjOhM. O prazo para submissão vai até o dia 06 de dezembro. Serão aceitos artigos em português, espanhol, inglês e francês. O dossiê pretende abranger as seguintes temáticas:

– Conflitos fundiários: o processo civil como instrumento de efetivação ou violação dos direitos à terra, ao território e à moradia;

– Direito identitário: o processo civil como instrumento de efetivação ou violação;

– Preservação do meio ambiente: o processo civil como instrumento de efetivação ou violação;

– Direitos sociais: como são tratados no sistema de justiça?

– Ações civis públicas e ações populares e a eficácia para construção de uma sociedade mais participativa e democrática

–  O Direito Processual em tempos de esvaziamento dos Direitos Trabalhistas

O Dossiê e o debate foram decorrentes de uma articulação entre IPDMS Seção Sul, Fórum Justiça e Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP). Os movimentos populares, por vezes, acionam o sistema de justiça ou são demandados pelo mesmo. Procura-se, assim, fazer uma reflexão crítica sobre a atuação neste espaço, entender os limites e possibilidades, na busca por efetivo enfrentamento das desigualdades do país, tentando alcançar a justiça social.

 

Por Rodrigo de Medeiros Silva

Editado por Vinícius Alves

 

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
free online course
download redmi firmware
Free Download WordPress Themes
online free course