Lançamento do Fórum Justiça
No último dia 24 de outubro, ocorreu no Museu da República no Rio de Janeiro o lançamento oficial do site do Fórum Justiça. O evento contou com a presença de representantes de movimentos sociais, advogados populares, defensores públicos, juízes, professores universitários, estudantes e interessados no assunto de uma forma geral.
Às 18h30 foi iniciada a exibição dos filmes “Amor?” de João Jardim e “O Veneno está na Mesa” de Silvio Tendler. Os filmes, simbolicamente representaram a defesa do Fórum Justiça pelo reconhecimento de identidades e pela redistribuição de riquezas. Focando na questão do reconhecimento da mulher enquanto sujeito de sua história nos relacionamentos entre casais, e nas consequências do agronegócio e do descaso governamental por uma reforma agrária conjugada a mecanismos de defesa dos trabalhadores rurais e pequenos e médios agricultores, principalmente quando analisada a questão do uso de agrotóxicos e seus efeitos para toda a população brasileira, respectivamente.
Em seguida, nessa mesma perspectiva, foram lançados os livros “Lei Maria da Penha comentada em uma perspectiva jurídico-feminista” organizado por Carmen Hein de Campos e “Uma hermenêutica para o programa constitucional do trabalho rural” de Antonio Escrivão Filho. Ambos estavam presentes e fizeram uma breve apresentação dos dois trabalhos.
Finalizando a noite, tivemos um coquetel ao som de um belíssimo saxofone, onde os autores puderam deixar recados nos livros e todos conversar e estreitar alianças por um sistema de justiça mais democrático.
Confira as fotos do evento abaixo