Fórum Justiça

ONU Mulheres lança campanha para engajar homens no combate às desigualdades de gênero

31/03/2014

Compartilhe!

21 de março de 2014 · Destaque
Tamanho da fonte: Aumentar o tamanho da letraDiminuir o tamanho da letra 

Share
Grupo de Trabalho sobre meninas adolescentes na Comissão das Nações Unidas sobre o Status da Mulher (CSW). Foto: ONU Mulheres/Ryan Brown
Grupo de Trabalho sobre meninas adolescentes na Comissão das Nações Unidas sobre o Status da Mulher (CSW). Foto: ONU Mulheres/Ryan Brown

 

No marco do Dia Internacional das Mulheres, a ONU Mulheres lançou, globalmente, a campanha “HeForShe” (Ele por Ela, em português), um convite para que os homens de todas as partes do mundo se engajem a favor da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres e das meninas.

Tradicionalmente, coube muito mais às mulheres o papel de lutar contra as desigualdades de gênero e muitos avanços foram conquistados. No entanto, para que a paridade de gêneros seja alcançada, os homens precisam não apenas estar envolvidos nesta intenção, como também assumir um papel ativo na garantia dos direitos de mulheres e meninas.

“HeForShe” quer aumentar a consciência de tod@s de que os direitos das mulheres e meninas não são apenas um problema para que as mulheres resolvam, mas uma questão moral, social e econômica imperativa para toda a humanidade.

Ele por ElaO site da campanha (em inglês) — www.heforshe.org – traz a seguinte mensagem: “Estamos em 2014 e mulheres em todo o mundo ainda estão sendo abusadas, objetificadas e silenciadas. No entanto, as mulheres são a metade do potencial do mundo e cada uma tem o direito a uma vida livre de discriminação. Sua voz é poderosa, use-a para dizer ao mundo por que a igualdade para todas as mulheres e meninas é uma causa pela qual vale a pena lutar”.

Homens e meninos são convidados a postarem vídeos, que se tornarão públicos no canal da campanha no Youtube, respondendo a alguma das seguintes perguntas:

Globalmente, as mulheres ganham 30% menos do que os homens pelo mesmo trabalho. De que forma os homens são responsáveis por esse desequilíbrio? O que os homens podem fazer para mudar isso?

Educar as mulheres é uma das formas mais efetivas de reduzir a pobreza, no entanto, as mulheres continuam representando 64% dos analfabetos do mundo. O que você diria a um homem que pensa que educar as meninas é uma perda de tempo?

Todo dia, cerca de 800 mulheres morrem de complicações durante a gravidez e o parto que poderiam ser prevenidas. Como você se sentiria se uma mulher que você ama estivesse morrendo no parto e ninguém a ajudasse?

Uma em cada três mulheres sofrem violência em algum momento de suas vidas. O que os homens podem fazer para eliminar a violência contra as mulheres e meninas?

Você acha que os homens têm a responsabilidade de eliminar as desigualdades de gênero? Onde você pode começar?

A sede global da ONU Mulheres também tem divulgado informações em sua página no Facebook com mensagens de homens comprometidos com a igualdade de gênero.

 

Acompanhe as ações em www.onumulheres.org.br


http://www.onu.org.br/onu-mulheres-lanca-campanha-para-engajar-homens-no-combate-as-desigualdades-de-genero/