Relato Reunião do Fórum Justiça – RS, 03 de setembro
Ocorreu esta semana(03.09) reunião de trabalho do Fórum Justiça para tratar dos impactos da construção da nova ponte sobre o lago Guaíba, em Porto Alegre (RS).
Estiveram presentes alguns representantes da comunidades atingidas, Ilha Grande dos Marinheiros e Ilha das Flores, a Defensora Pública Fernanda Hahn, o Ministério Público Federal (MPF), a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado, o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), o gabinete do Vereador Marcelo Sgarbosa, o Centro de Direitos Econômicos e Sociais (CDES), a Associação de Geógrafos do Brasil (AGB), o Fórum Estadual de Reforma Urbana (FERU), a ONG Acesso – Cidadania e Direitos Humanos e a Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP).
Diante da necessidade de maiores esclarecimentos sobre a extensão dos impactos da obra na vida dos moradores das Ilhas, o grupo optou pela realização da uma Audiência Pública no local. Neste evento, que contará com a presença de diferentes atores, incluindo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), principal responsável pela obra, será oportunizado o debate sobre a necessidade e as condições de remoção das famílias que residem no local. 
