Reunião Fórum Justiça em Porto Alegre
DATA: 08 DE JUNHO DE 2017
LOCAL: FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA
PRESENTES: Cibele Kuss (FLD), DijeisonDiedrich (SAJU), Júlio Alt (Acesso), Lucimar Siqueira (CCQQ), Rodrigo de Medeiros(RNAP) e Viviane Borges (CDES)
- Informes
- Dia 14/06 irá haver a Roda de Conversa “CPI contra o Incra e FUNAI”, na Fundação Luterana de Diaconia- FLD (Rua Dr. Flores, 62/901, Centro, Porto Alegre), às 17 horas.
- O Coletivo Cidade que Queremos – CCQQ irá realizar na Bom Jesus , junto a Associação de Moradores, debate sobre o Plano Diretor. Será dia 23/06, a noite.
- O Centro deDireitosEconômicos e Sociais-CDES está elaborando um mapa dos conflitos junto com o Observatório das Metrópoles
- Relado das visitas Alergs MP de Contas, TRT
As visitas se deram em referência ao Dia da Biodiversidade (22 de maio) e ao Dia Mundial do Meio Ambiente (Dia 05 de junho). Entregou-se documentos e denúncias sobre a situação do meio ambiente no Estado e se posicionou contra a extinção da FZB/RS – Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. As visitas e documentos foram feitos junto com diversas organizações, movimentos e articulações que atuam na questão ambiental.
Os movimentos e organizações ambientalistas estão organizando uma campanha “Fora Pellini”, por causa da situação e medidas em relação ao meio ambiente.
- Ponte do Guaíba
Fez-se o relato do que ocorreu até agora. A Defensoria Pública da União ainda enviará o relato do atendimento que fez na Comunidade dia 20 de maio.
O Relatório da Missão realizada em dezembro de 2016 está quase finalizado. A Viviane socializou estes apontamentos sobre o DNIT, a época:
– Em relação ao cronograma de reassentamento – “esse cronograma é muito difícil de ser feito, ele não depende de nós ele depende de interferência externa de aprovações das questões. Como o licenciamento para sair a LI até hoje estou tentando marcar reunião com a FEPAM lá, para dar uma pressionada para saber que situação tá a LI. Depende de terceiros para a gente pode iniciar essas questões”.
– Sobre o MCMV:em 02 de dezembro foi realizada uma reunião na Casa Civil, foi chamado o MC e a CEF e foi colocado para eles que foi direcionado que eles irão executar o MCMV nesta obra. O DNIT irá construir a infraestrutura e pode ser que seja a própria empresa que faça para não atrasar o empreendimento.
– Sobre os projetos habitacionais e galpão de reciclagem: estãona prefeitura, dependendo de aprovação.
A ata da reunião na DPU pode ser acessada clicando aqui.
Rodrigo ficou de ver junto a DPU os últimos documentos de solicitação de cronograma da obra de reassentamento e se houve respostas.
Julio irá marcar uma nova reunião no MPF
- Plano Diretor de POA
Dia 01 de julho, pela manhã, o CCQQ irá realizar uma oficina de metodologia sobre o Plano Diretor no Clube de Cultura.
- MP759
A MP759 transformou-se na Lei de Conversão nº 12/2017.
Encaminhou-se que a próxima reunião do Fórum Justiça será uma roda de conversa sobre a MP aprovada, com uma fala de abertura do Prof. Jacques Alfonsin, aberto aos movimentos, comunidades, organizações e militantes. Será dia 06 de julho, às 18 horas, na FLD.
- Construção de pauta para a reunião com o DPE, 19/07
Ficou acertado que cada um dos presentes e demais do Fórum Justiça-RS terão até a próxima reunião, dia 06/07, para dizer que pautas concretas quer apresentar na reunião com a Defensoria, para enviarmos ofício. De toda forma, devido às pautas que já acompanhamos iremos solicitar a presença do Núcleo de Defesa Ambiental e das Defensoras Luciana Schneider, Mariana Py e PatriciaKettermann.
- Pedido de informação sobre mudança de regras na escolha da Ouvidoria
Iremos realizar o pedido, conforme foi declarado pelos membros do Conselho Superior de que deveria haver mudança, na sua sessão do dia 31 de março, e com base na adequação às Leis Federal e Estadual e com fundamento na Lei de pedido de informações.
- Ouvidoria de SP
Foi feito o relato sobre das tentativas de retrocesso democrático na forma de escolha, que está querendo ser encaminhada por lá.
- Encontro temático IPDMS
Ficou aprovado do Fórum Justiça propor ao IPDMS, ao SAJU e à Uniritter. Rodrigo preparará os ofícios com a seguinte proposta:
- Abertura (noite)
Painel: A democracia necessária para a efetivação dos direitos humanos e os desafios frente às medidas de exceção
- Apresentação de trabalhos. 2º dia (manhã e tarde)
GT – Povos e comunidades tradicionais
GT– Gênero e sexualidade
GT – Cidade e Direito
GT – Criminologia crítica
GT – Direito, memória e justiça de transição
- Enceramento. 2º dia (noite)
Painel: A realidade dos povos indígenas e quilombolas do Rio Grande do Sul
O indicativo de data ficou para outubro e também ficou acertado que dos demais integrantes do Fórum Justiça irão propor outras parcerias para o Encontro.
- Participação no Comitê de Combate a Tortura
Foi ratificada a participação do Rodrigo como representante do Fórum Justiça e foi a provada a participação do Djeison como suplente.