Fórum Justiça

Rio Grande do Sul realiza Roda de Conversa sobre a Lei da Grilagem

29/03/2018
Territórios

Compartilhe!

Diversos movimentos e organizações da sociedade civil realizaram roda de conversa sobre a Lei 13.465/2017 e os impactos negativos que traz ao país. A roda ocorreu no último dia 27 de março, na Cooperativa Central dos Assentamentos do RS (COCEARGS) em Porto Alegre/RS. Havia representantes de indígenas, quilombolas, sem terras e movimentos urbanos discutindo sobre os problemas comuns e específicos que possuem na defesa do direito à moradia e aos territórios.

IMG-20180327-WA0193

Na ocasião se construiu um mapa dos conflitos fundiários no Rio Grande do Sul. O desafio foi também perceber no que esta Lei pode intensificá-los. A Lei 13.465/2017 está sendo discutida no Supremo Tribunal Federal por ações diretas de inconstitucionalidade de iniciativa do Ministério Público Federal- MPF, Partido dos Trabalhadores-PT e Instituto dos Arquitetos do Brasil-IAB. Mas desde que era a MP 759 diversas instituições públicas e setores da sociedade civil apontaram que ela era nefasta para o Brasil, fragilizando a proteção ambiental, o direito social à moradia e à terra e ao território, indo de encontro à Constituição Federal.

Esta roda de conversa foi uma promoção da Rede Nacional de Advogadas e Advogados e Populares-RENAP; SEMEAR- Núcleo de Assessoria a Povos Indígenas e a Comunidades Remanescentes de Quilombos do SAJU/UFRGS; Fórum Justiça-FJ; Serviço de Assessoria Jurídica Universitária/SAJU – UFRGS Universidade Federal do Rio Grande Sul; Instituto Preservar; Movimento dos Trabalhadores Desempregados- MTD; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; Conselho Indigenista Missionário- CIMI Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana- FONSANPOTMA; Instituto de Assessoria As Comunidades Remanescentes de Quilombo-IACOREQ; GEPIES – Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Economias do Sul; Fundação Luterana de Diaconia-FLD; e Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB. E teve o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB.

Esta iniciativa terá continuidade em outras rodas de conversa e na confecção de materiais que informem sobre a Lei e as críticas sobre ela. O Brasil sofre pela enorme concentração de terra e renda e a norma em questão só irá piorar este quadro. É preciso que a população se informe e se organize em face de mais este instrumento contrário aos seus interesses.

Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download huawei firmware
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download