Fórum Justiça

Uma nova Defensoria Pública pede passagem

04/12/2011

Compartilhe!

02 de dezembro de 2011
Fonte: http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/1251/index.html

Sob a coordenação do defensor público do Rio de Janeiro José Augusto Garcia, defensores públicos de vários estados, juristas e pesquisadores estão pedindo passagem para uma nova Defensoria Pública.

Tendo como ponto de partida a análise da Lei Complementar 132/09, que reformou a Lei Orgânica Nacional da Defensoria Pública, eles se reuniram para lançar pela Editora Lumen Juris o livro “Uma nova Defensoria Pública pede passagem”.

Para Garcia, “a obra representa um tributo à árdua porém vitoriosa trajetória da Defensoria, que tem na Lei Complementar 132, de 07 de outubro de 2009, um importantíssimo capítulo” .

Com prefácio da professora Maria Tereza Sadek, a coletânea também conta com um parecer da professora Ada Pellegrini Grinover acerca da constitucionalidade da legitimação coletiva da Defensoria Pública.

A contribuição internacional ficou a cargo do professor italiano Francesco Rubino, que destaca as principais razões para um Defensoria Pública europeia.

A luta pela criação da Defensoria Pública em Santa Catarina – único estado brasileiro que continua a descumprir a Constituição de 1988 – também está registrada no texto das professoras Carmelice Pavi e Maria Aparecida Caovilla.

Segundo Garcia, “os artigos estão divididos em blocos. Os primeiros blocos dizem respeito às repercussões da Lei Complementar 132/09 sobre o perfil, as perspectivas e a estruturação da Defensoria Pública. As partes seguintes falam de atuações específicas da instituição à luz da nova realidade normativa, compreendendo áreas e assuntos os mais diversos: atuação extrajudicial, tutela coletiva, jurisdição constitucional, área penal, direitos sociais, direitos da mulher, assistência jurídica integral e gratuita, direito à moradia, direito à cidade, campo ambiental. E o capítulo final cuida de novas fronteiras almejadas pela Defensoria, incluindo um emocionante relato sobre a luta que vem sendo travada para a implementação da instituição em Santa Catarina, um dos Estados que ainda resistem, lamentavelmente, à força normativa da Constituição de 1988.”

Serviço:
Livro: “Uma nova Defensoria Pública pede passagem: reflexões sobre a Lei Complementar 132/2009”
Coordenação: José Augusto Garcia de Sousa
Editora: Lumen Juris
Número de páginas: 510
ISBN: 978-85-375-1134-3

Mais Informações:

Luzia Cristina Giffoni
Assessoria de Comunicação Social
Associação Nacional dos Defensores Públicos
Celular: (61) 9333-1036

Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free download udemy course
download micromax firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download