XI CNDP: Comissão Científica aprova teses e práticas para serem apresentadas durante Congresso
A comissão científica responsável pela organização e elaboração das atividades do XI Congresso Nacional de Defensores Públicosdivulgou nesta terça-feira (24) que todos os trabalhos inscritos no concurso de teses e práticas foram aprovados para serem apresentados e julgados durante o evento. Ao todo, foram avaliados 27 trabalhos de defensores públicos de estados como: Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Norte e São Paulo.
Segundo o vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (ADEPES), Paulo Antonio, os trabalhos inscritos revelam um alto padrão de pesquisa, ilustrando também a atuação da Defensoria Pública em vários segmentos. “Todos demonstram um alta qualidade e destacam temas relevantes para a Instituição”, pontua.
Já para Adriana Burger, que ficará à frente da coordenação da banca examinadora das práticas, os trabalhos estão bastante diversificados. “Recebemos práticas de diversos estados, e apesar de a realidade parecer diferente e/ou distante, os problemas são os mesmos. E as práticas apresentadas pelos defensores são soluções eficazes e simples que podem ser replicadas. Fico feliz com o resultado que obtivemos. As práticas são resultado de um trabalho que deve ser multiplicado por todas as Defensorias”, destacou a defensora.
Ponto alto das edições dos congressos, os concursos são ferramentas de promoção do intercâmbio de ideias e troca de informações acerca da atuação dos Defensores Públicos em todo o país. O concurso de Teses visa fomentar a produção teórica sobre Defensoria Pública. Já o concurso de Práticas Exitosas tem por objetivo compartilhar internamente as experiências dos defensores.
Veja a lista completa dos trabalhos aqui.
Banca Examinadora – A apresentação das teses acontecerá no Auditório Penedo 1 do Centro de Convenções de Vitória/ES, pontualmente às 09h do dia 14 de novembro de 2013 (quinta-feira) enquanto as práticas serão apresentadas no mesmo local e horário do dia 15 de novembro de 2013 (sexta-feira). Cada defendente terá dez minutos para apresentação oral e a Comissão Julgadora deliberará sobre as notas e anunciará os três primeiros colocados. O primeiro colocado receberá menção honrosa.
Para fundamentar ainda mais os debates, a ANADEP e a ADEPES escolheram uma gabaritada comissão julgadora para formar a banca examinadora, responsável pelo julgamento dos trabalhos sobre atuação e experiência dos defensores públicos.
Confira a banca examinadora aqui.
|