Fórum Justiça

Pesquisa do Fórum Justiça É Citada pelo CNDH em Recomendação às Defensorias Públicas

05/02/2024

Compartilhe!

Dados do “Diagnóstico das Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas”, realizado pelo Fórum Justiça em 2023, serviram de base para a recomendação do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) às Defensorias Públicas do país, publicada em 1º de fevereiro. No documento, o órgão orientou a adoção de medidas para a implantação e fortalecimento do mecanismo de participação social, assim como para a promoção da qualidade dos serviços prestados pelas Defensorias Públicas.

Entre as recomendações do CNDH está a criação de Ouvidorias Externas nos estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Amapá, Roraima e Amazonas, por meio de leis estaduais que regulamentem seu funcionamento. O estudo do Fórum Justiça constatou que as Defensorias Públicas desses dez estados ainda não criaram suas Ouvidorias Externas, mesmo após a institucionalização do modelo por lei complementar federal em 2009.

O Conselho ressaltou a importância de que os Ouvidores sejam externos à carreira da Defensoria Pública, proibindo a participação de membros aposentados. Além disso, sugeriu a inclusão do Ouvidor-Geral no Conselho Superior da Defensoria Pública.

Quanto à estrutura, o CNDH enfatizou a necessidade de uma equipe suficiente, estrutura física adequada, sistema próprio, meios de deslocamento e remuneração adequada. Propôs a criação de espaços para a participação social, como audiências públicas e conselhos consultivos, garantindo a representação de diversos segmentos e respeitando a autonomia das Ouvidorias.

Levantamento inédito

Os dados da pesquisa do Fórum Justiça foram levantados entre 26 de maio e 15 de junho de 2023, com o apoio do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas, buscando traçar o perfil das pessoas que ocupam esses cargos e um panorama da estrutura das Ouvidorias existentes no país. O questionário foi respondido por 15 dos 17 Ouvidores em atividade, possibilitando a realização do diagnóstico mais completo já feito sobre o tema.

Com base nos dados da pesquisa, a entidade estabeleceu recomendações destinadas à Administração Superior das Defensorias Públicas estaduais, à Defensoria Pública da União e às entidades representativas dos Defensores e Defensoras Públicas.

De acordo com o levantamento, os Ouvidores e as Ouvidoras representam um grupo notavelmente diversificado, com ampla presença de mulheres, pessoas negras, indígenas e membros da comunidade LGBTQIA+, em contraste com o que é tradicionalmente observado nas carreiras jurídicas.

O Diagnóstico também revelou desafios significativos relacionados à estrutura de trabalho nas Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas, que não estão adequadas ao amplo leque de funções e responsabilidades que desempenham. Um dos principais problemas é a falta de mão de obra.

Das 15 Ouvidorias que participaram da pesquisa, 11 relataram ter uma equipe composta por até dois servidores, evidenciando uma discrepância entre a quantidade de servidores e o volume de demandas, assim como o extenso conjunto de responsabilidades desses órgãos.

Todas as Ouvidorias afirmaram realizar atendimento presencial, mas apenas nas capitais dos seus respectivos estados de atuação. Os órgãos também oferecem atendimento telefônico (86,6%), formulário eletrônico (80%) e aplicativos de mensagens (73,3%). As redes sociais e aplicativos de mensagens, embora utilizados, enfrentam barreiras devido à falta de profissionais especializados.

Além do lançamento da pesquisa, e com o objetivo de fortalecer ainda mais essa discussão, o FJ, em novembro de 2023, promoveu um encontro para discutir estratégias de participação popular no sistema de Justiça. O evento, realizado no Rio de Janeiro, contou com a participação de representantes de organizações da sociedade civil e de integrantes das carreiras jurídicas de todo o país.

A agenda contribuiu para a construção de análises comuns e estratégias conjuntas para o fortalecimento das ouvidorias externas e sua implementação em todas as Defensorias Públicas e demais instituições do sistema de Justiça.

Para acessar o Diagnóstico das Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas, clique aqui.

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download coolpad firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download