Fórum Justiça

Pesquisa sobre quilombolas tem termo de cooperação assinado

16/02/2022
Raça

Compartilhe!

Foi assinado, neste mês de fevereiro, o termo de cooperação do projeto “Quilombos e acesso à justiça: atuação da Defensoria Pública”. Estão à frente da pesquisa a ANADEP, o Fórum Justiça (FJ), a Defensoria Pública da União (DPU), o Núcleo Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro-Cebrap), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e o Conselho Nacional de Ouvidorias Externas de Defensorias Públicas do Brasil. O projeto é executado pelo LaPPA – Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais, Ameríndios e Afroamericanos do IFCH/UNICAMP.

O projeto viabiliza pesquisa sobre a atuação das Defensorias estaduais e da União no acesso à justiça por parte das mais de 6 mil comunidades ou localidades quilombolas de todo o país, em um momento tão desafiador quanto oportuno.

Desafiador, porque nos últimos anos as comunidades quilombolas vêm denunciando, em diversos níveis e esferas, retrocessos e violações que ameaçam seu acesso à direitos fundamentais. Oportuno porque neste ano as Defensorias Públicas estão mobilizadas justamente em torno dos temas do racismo e do acesso à justiça.

A pesquisa “Quilombos e acesso à justiça: atuação da Defensoria Pública” envolve levantamentos documentais, informações institucionais, entrevistas, seminários e a aplicação de um questionário a ser respondido individualmente por todas as defensoras e defensores públicos estaduais ou da União que, de alguma forma, já tenham tido contato com o tema em sua atuação profissional. O Termo de Cooperação marca a aprovação do questionário pelas entidades signatárias e viabiliza a sua distribuição pelos canais de comunicação da ANADEP e da Defensoria Pública da União.

Defensoras e defensores receberão um link para o preenchimento do questionário on-line ao longo da segunda quinzena de fevereiro. A partir de março terão início os seminários regionais, para os quais serão convidados defensores(as), ouvidores(as), lideranças quilombolas e advogados(as) populares que atuam junto a essas comunidades.

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download samsung firmware
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free