Reunião preparatória do Seminário Nacional de Litigância Estratégica
Em 5 de janeiro a Articulação Fórum Justiça se reuniu com Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro para planejar o Seminário Nacional de Litigância Estratégica em Direitos Humanos: usos, sentidos e práticas na Defensoria Pública, que vai acontecer entre os dias 29 de março e 01 de abril. O evento é voltado para defensoras e defensores públicos, mas contará com palestra aberta ao público no dia 29 de março.
O seminário tem por objetivo contribuir para a produção de conhecimento, aprendizagem institucional e troca de experiências acerca de casos e práticas de litigância estratégica em direitos humanos da Defensoria Pública, debatendo seus limites e possibilidades e facilitando uma maior articulação profissional e um aprofundamento do diálogo com movimentos e organizações sociais investidas neste campo.
No encontro foram acertados os últimos detalhes do edital de casos de litigância estratégica em direitos humanos, voltado a defensoras e defensores públicos de todo o país, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e setores acadêmicos, com o objetivo de selecionar casos para serem apresentados no Seminário.