Fórum Justiça

Seminário discute produção, acesso, consumo e divulgação de alimentos no município do Rio de Janeiro

26/07/2013

Compartilhe!

No dia 12 de agosto, agricultores e entidades que apoiam a produção local se reúnem no seminário Sistemas alimentares sustentáveis: desafios da inclusão produtiva para fomentar a segurança alimentar e nutricional do município do Rio de Janeiro. O evento vai acontecer no Centro Municipal de Arte Hélio Oticica, com organização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio de Janeiro. É aberto ao público, e trata-se de uma oportunidade para conhecer quem planta e o que se produz na cidade; e também de colaborar com soluções para estreitar a distância entre produtores e consumidores locais.

O objetivo é discutir produção, acesso, consumo e divulgação de alimentos cultivados no município. Esse sistema deve ser mais sustentável, pois envolve saúde, economia, meio ambiente, manutenção da biodiversidade, políticas públicas, e a preservação de tradições regionais. O aipim da terra preta da Santa Cruz, o caqui da Pedra Branca, a banana de Vargem Grande, além de coco, chuchu e inhame são alguns sabores produzidos na região, que apesar de ter mais de 9.200 trabalhadores em áreas rurais, não tem a agricultura reconhecida. O Plano Diretor do Rio de Janeiro (Lei Complementar nº111/2011), considera o município “inteiramente urbano”.

Com isso, esse contingente de agricultores familiares, segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enfrenta dificuldades para comercializar a produção em feiras, mercados e programas de compra de alimentos, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Além de não obter financiamento e certificações. Por sua vez, o consumidor desconhece essa realidade, e não encontra com facilidade alimentos e produtos da agricultura familiar de sua região. Este desencontro é uma das pautas que irá permear as mesas-redondas do seminário ao reunir atores do sistema alimentar carioca. Entre os convidados, Miriam Langenbach, idealizadora da Rede Ecológica, um modelo de compras coletivas; Teresa Corção, chef de cozinha, presidente do Instituto Ecochefs Maniva e diretora de sustentabilidade do SindRio; e Gabriela Fernandez Sanches, doutora em economia agrária.

Além dos debates, está prevista a atividade “Diálogos Transversais”, com a finalidade de promover a circulação de ideias e soluções entre os participantes. Esta será a matéria-prima para propor encaminhamentos a partir do seminário. A comida é o vínculo mais resistente de uma cultura, depois da língua. Conhecer o que se come é fundamental para promover um sistema alimentar sustentável para agricultores e consumidores. O seminário será um espaço de troca de saberes a fim de manter e cultivar uma agricultura urbana vigorosa na cidade maravilhosa.

Informações e inscrições: (21) 2976-1034 e consea-rio@pcrj.rj.gov.br, clique aqui e veja a programação.

Serviço
Dia: 12 de agosto
Horário: 9h às 17h
Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oticica – auditório do CMAHO

Fonte: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio de Janeiro

http://www4.planalto.gov.br/consea/noticias/noticias/2013/07/seminario-discute-producao-acesso-consumo-e-divulgacao-de-alimentos-no-municipio-do-rio-de-janeiro

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download karbonn firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download