Fórum Justiça

ESDPA vai criar primeira universidade de Defensorias do Brasil

02/12/2014

Compartilhe!

Escola Superior   Atualizado em 26/11/2014 09:59:14

unnamed-7

A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará pode abrigar a primeira Universidade de Educação em Direitos do Brasil já no início de 2015. Quem garante é o Diretor da ESDPA, Defensor Público Antônio Cardoso. Segundo ele, o processo de credenciamento da Escola deflagrado junto ao Conselho Estadual de Educação, deve render a criação de uma instituição de ensino superior em condições de ofertar cursos de graduação, mestrado e doutorado.

O credenciamento da Escola Superior da Defensoria foi discutida em reunião realizada na sede do Conselho Estadual de Educação, no início da tarde desta terça-feira, 25 de novembro. A presidente do órgão, professora Suely Menezes, colocou o corpo técnico do Conselho à disposição para concretizar a ideia, que ela considerou inovadora.

A expectativa é de que até fevereiro de 2015 a ESDPA consiga concluir todas as fases do registro. Nesta quarta-feira, 26, uma nova reunião com técnicos do Conselho de Educação vai discutir o passo a passo desse credenciamento. “A nossa proposta é fazer com que a Universidade de Educação em Direitos alcance um público bem maior, como os movimentos sociais, as populações tradicionais da Amazônia, como índios e quilombolas, em parcerias que poderão ser feitas com o Governo Federal”, constatou Antônio Cardoso.

Ele acredita ser possível até levar esse nível de qualificação para assentamentos em todo o Pará, uma vez que a Defensoria Pública terá uma universidade que já nascerá com um quadro de cerca de quatro doutores, 20 mestres e outros 70 especialistas.

O modelo da universidade a ser implantada no Pará é hoje o que há de mais moderno entre os conceitos já implantados nas Escolas Superiores e Centros de Estudos de todas as Defensorias do Brasil, avisa o Diretor da ESDPA. Neste ano de 2014, considerado de transição, a Escola da Defensoria do Pará lançou um portal com cursos on line gratuitos, a primeira Revista Jurídica da Defensoria, dois volumes da obra jurídica “A Proteção dos Direitos Fundamentais pela Defensoria Pública”, um marco da produção científica na instituição.

http://www2.defensoria.pa.gov.br/portal/noticia.aspx?NOT_ID=1020

Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
udemy free download
download huawei firmware
Download WordPress Themes Free
online free course