Fórum Justiça

Raposa Serra do Sol: Julgamento decisivo para Terras Indígenas acontece na próxima quarta (23/10), no STF

23/10/2013

Compartilhe!

Logo JusDh

 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou, na última quinta-feira (17/10), que seja realizado na próxima quarta (23/10) o julgamento dos embargos de declaração apresentados à decisão da corte de 2009, que reconheceu a constitucionalidade da demarcação em área contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR), estabelecendo 19 “condicionantes” a ela.

Barbosa atende, assim, com grande sentido de urgência, à solicitação protocolada pelos índios no dia 4/10, durante as manifestações da Mobilização Nacional Indígena, para a apreciação desses recursos, que pretendem dirimir dúvidas sobre as condicionantes. No sábado 12/10, o ministro Luís Roberto Barroso apresentara seu voto, como relator, sobre o caso (veja aqui).

O novo julgamento tem grande importância, não apenas pela relevância específica do caso em questão, mas também pelas implicações que poderá ter para o processo de demarcação das terras indígenas em geral. O alcance jurídico daquelas condicionantes deverá ser decidido, assim como sua formulação poderá ser revista. Além de novo relator, que substituiu o ex-ministro Ayres Brito no STF nesta função, outros dois ministros chegaram à corte após o julgamento de 2009.

A discussão do assunto no STF ocorrerá numa conjuntura de fortes ameaças aos direitos constitucionais dos índios, havendo várias proposições legislativas em tramitação no Congresso, por iniciativa da bancada ruralista e de outros segmentos adversos aos direitos indígenas. Também há paralisia deliberada das demarcações de terras e de outras políticas de interesse dos índios no âmbito do governo federal.

O ministro da Justiça alega esperar pela decisão do STF para dar curso a dezenas de processos de demarcação que estão engavetados. O destino da Portaria 303 da Advocacia-geral da União, que restringe vários direitos dos índios sobre suas terras e foi suspensa diante de fortes protestos, também depende da decisão do caso.

Nesse quadro de retrocesso no tratamento dos direitos indígenas tanto por parte do Legislativo quanto do Executivo, espera-se que o STF resgate a responsabilidade de tutela dos direitos indígenas, atribuído à União pela Constituição, quando o país comemora os 25 anos da sua promulgação.

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental

http://www.jusdh.org.br/2013/10/21/raposa-serra-do-sol-julgamento-decisivo-para-terras-indigenas-acontece-na-proxima-quarta-2310-no-stf/

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free
download lava firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=