Fórum Justiça

Fórum Justiça encaminhou "100 Diretrizes para Modelo de Justiça Integrador" como contribuição ao Plano Plurianual da Defensoria Pública do Rio de Janeiro

10/03/2015

Compartilhe!

Audi�ncia P�blica  Planejamento Participativo  lota audit�rio da sede

Lideranças e integrantes de movimentos sociais em defesa da moradia, dos direitos humanos, dos direitos da mulher e de outras áreas em que há atuação da Defensoria Pública lotaram, na segunda-feira, 9, o auditório da sede para a Audiência Pública “Planejamento Participativo”.

O Defensor Público-Geral, André Luís Machado de Castro, destacou a importância da consulta à sociedade civil, especialmente de “segmentos com os quais a Defensoria cotidianamente lida”. Ele enumerou alguns aspectos que serão considerados na elaboração do Plano Plurianual 2016-2019 da Defensoria: aumento da demanda, atuação na tutela coletiva e busca de alternativas à judicialização. “É dever da Defensoria Pública estar em constante diálogo com a sociedade civil”, disse, lembrando que sugestões, críticas e reclamações são bem vindas.

Logo no início das falas, Marcelo Braga Edmundo, da Central dos Movimentos Populares, destacou a importância da Defensoria Pública atuar pela efetivação dos direitos humanos. Também apontou a necessidade de implementação de ouvidoria externa, indicada pela sociedade civil, em lista tríplice. Representante da Pastoral de Favelas, Eliane Oliveira fez referência à relevância do trabalho da Defensoria em prol de moradia digna e destacou que “os defensores devem estar presentes nas comunidades. A Pastoral está à disposição para atuar em parceria, oferecendo locais para os encontros”.

Em nome do Fórum Justiça, Vinícius Alves também saudou a iniciativa da audiência pública e realçou que a articulação irá encaminhar à Administração Superior e às comissões setoriais do Plano Plurianual o documento “100 Diretrizes para Modelo de Justiça Integrador”, com propostas referentes a diversas temáticas como gênero, raça, moradia, minorias, e também no eixo de participação popular no sistema de justiça.

A integrante do movimento contra o Racismo Ambiental, Tania Pacheco, enfatizou as remoções e despejos já ocorridos e em curso, inclusive por conta das Olimpíadas, e pontuou: “Oportunidade de participação como esta deve ser uma prática permanente da instituição”.

Na audiência, militantes do movimento LGBT salientaram a importância de regulamentação das atribuições do Núcleo da Diversidade Sexual (Nudiversis), para que o público-alvo tenha conhecimento das funções do referido núcleo e busque a efetivação de seus direitos, inclusive de forma coletiva.

Dentre as dezenas de pessoas que usaram da palavra, muitos destacaram a importância da Defensoria Pública e declararam apoio ao fortalecimento e engrandecimento da instituição, na qual creditam muita confiança.

Ao fim do encontro, o 2º Subdefensor-Geral, Rodrigo Pacheco, explicou aos participantes que as propostas colhidas na audiência pública constarão de documento a ser encaminhado às comissões setoriais que elaborarão o Plano Plurianual da Defensoria. E ressaltou que o cronograma de trabalho prevê publicação posterior da minuta de redação do PPA na Internet, para uma nova consulta à sociedade.

Participaram da audiência pública também a presidente da Associação de Defensores Públicos do Estado (Adperj), Maria Carmen de Sá, e a deputada estadual Martha Rocha.

Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
udemy course download free
download samsung firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy course
Title Fórum Justiça encaminhou "100 Diretrizes para Modelo de Justiça Integrador" como contribuição ao Plano Plurianual da Defensoria Pública do Rio de Janeiro.
Fórum Justiça encaminhou "100 Diretrizes para Modelo de Justiça Integrador" como contribuição ao Plano Plurianual da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Retrieved 27 abr. 2024, from https://forumjustica.com.br/en/biblioteca/forum-justica-encaminhou-100-diretrizes-para-modelo-de-justica-integrador-como-contribuicao-ao-plano-plurianual-da-defensoria-publica-do-rio-de-janeiro/.