Fórum Justiça

Judiciário Federal Brasileiro e a Rio + 20: Diálogos Interinstitucionais e experiências inovadoras

09/08/2012
Minorias

Compartilhe!

Por Ana Rita Albuquerque*
Realizou-se em São Paulo, no dia 09/08/2012, evento organizado pelo TRF3 através dos desembargadores Newton De Lucca e Consuelo Yoshida, em prosseguimento ao evento “Judiciário Federal Brasileiro e a Rio + 20: Diálogos Interinstitucionais e experiências inovadoras”, de iniciativa desse Tribunal, realizado por ocasião da Conferência “Rio + 20”.
O evento contou com a presença da Ministra Eliana Calmon, portunidade em que e foi assinado o “Protocolo Interinstitucional de Planejamento e Ações Integradas” pelas seguintes entidades, através de seus representantes: Poder Judiciário, Frente Parlamentar Ambientalista, Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional,MMA/IBAMA, ICMBio, Forças Armadas, Ministério Público, Polícia Federal, OAB, ABEMA, TNC, IMAZON, Escola da Magistratura, EMAG, PUCSP, UFPA, ISAE.
Na oportunidade foi formalizada a constituição de dois grupos de trabalho:
1) GT1 – CPITRAFI e CPIBIOPI. Objetivos:
a) Proceder ao levantamento das providências recomendadas e ainda não executadas pela CPITRAFI e pela CPIBIOPI, em relação ao tráfico de animais e plantas silvestres; exploração e comércio ilegal de madeiras e biopirataria;
b) Elaborar um planejamento e ações estratégicas interinstitucionais
para fins de implementação, por ordem de relevância e prioridade, das
ações recomendadas pelas CPITRAFI e CPIBIOPI.
2) GT2 – Cadeias econômicas sustentáveis. Objetivo: ampliar os fóruns
de interlocução, os diálogos interinstitucionais e as experiências inovadoras e exitosas envolvendo setores público, privado e terceiro
setor, pautando-se pelos exemplos pioneiros do Município de Paragominas (PA) e das cadeias produtivas da carne e da soja na construção da sustentabilidade econômica, ambiental e social.
Subgrupos específicos cuja composição e plano de trabalho serão oportunamente definidos:
2.1) Exploração Florestal;
2.2) Exploração Mineraria;
2.3) Exploração de Recursos Genéticos (fármacos e cosméticos
* A autora é defensora pública do Estado do Rio de Janeiro; doutora em direito civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; integrante do grupo de articulação e facilitadora do GT Minoria do Fórum Justiça.

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download lenevo firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course
Author(s) ALBUQUERQUE, Ana Rita Vieira.
Title Judiciário Federal Brasileiro e a Rio + 20.
Subtitle Diálogos Interinstitucionais e Experiências Inovadoras.
Date of Publishing 9 ago. 2012.
ALBUQUERQUE, Ana Rita Vieira. (2012). Judiciário Federal Brasileiro e a Rio + 20: Diálogos Interinstitucionais e Experiências Inovadoras. Retrieved 29 abr. 2024, from https://forumjustica.com.br/en/biblioteca/judiciario-federal-brasileiro-e-a-rio-20-dialogos-interinstitucionais-e-experiencias-inovadoras/.