Fórum Justiça

Entidades e movimentos solicitam o estabelecimentos de plantões da Defensoria Pública em todos os estados

05/09/2012

Compartilhe!

Entidades e movimentos solicitam o estabelecimentos de plantões da Defensoria Pública em todos os estados
Por racismoambiental, 04/09/2012 11:29

Enviada por Rodrigo de Medeiros Silva para Combate ao Racismo Ambiental:

Diversas organizações cearense e nacionais enviaram ofício à Subcomissão de Movimentos Sociais, da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais, reiterando solicitação já feita quanto à efetivação e divulgação de escalas plantão dos Defensores Públicos. O documento destaca a importância da Defensoria para o acesso e a democratização da Justiça e cita dispositivos constitucionais e legais que regulamentam a obrigatoriedade da instituição de plantões nas Defensorias.

Como exemplo da importância desse direito cidadão, o ofício relata a prisão injusta e ilegal de integrantes do MST no interior do Ceará, nas vésperas de um fim de semana de 2011, causada exatamente pela inexistência de plantões da Defensoria no Estado. Na ocasião e a partir desse fato, diversas organizações pediram que a Defensoria Pública do Ceará não só instituísse os plantões, como divulgasse publicamente onde os juízes também poderiam ser localizados. Essa solicitação foi noticiada neste blog na matéria “CE – Entidades solicitam divulgação de nomes e telefones de juízes e defensores públicos de plantão em feriados e fins de semana, para garantir direitos constitucionais”, em dezembro de 2011.

No Encontro da Associação Interamericana de Defensorias Públicas, realizado em julho em Fortaleza, a Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP) percebeu que esse problema se repetia em outros estados da Federação, necessitando pois de uma decisão no nível nacional.

A íntegra do oficio pode ser lida clicando AQUI. E ele é assinado pelas seguintes entidades: Fórum em Defesa da Zona Costeira do Ceará-FDZCC, Instituto Terrarmar, Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas-MLB, Movimento dos Conselhos Populares-MCP, Coletivo Estadual do MTST/ Ceará, Comissão Pastoral de Pastoral da Terra Ceará, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Ceará, Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo-APOINME, Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Ceará-COPICE, Organização dos Professores Indígenas do Ceará-OPRINCE, Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará-AMICE, Cáritas Brasileira Regional Ceará, Associação Beneficente da Criança e Adolescente em Situação de Risco/ Pastoral do Menor, Terra de Direitos e Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares-RENAP.

http://racismoambiental.net.br/2012/09/entidades-e-movimentos-solicitam-o-estabelecimentos-de-plantoes-da-defensoria-publica-em-todos-os-estados/

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course
download micromax firmware
Download WordPress Themes
online free course