Fórum Justiça debate necessidade de uma política judicial integradora
Com participação expressiva de representantes da sociedade civil, defensores públicos e demais operadores do direito, a reunião geral do Fórum Justiça discutiu, durante 2 dias, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a necessidade de construção de um espaço coletivo para debater sobre uma política judicial integradora com efetiva participação popular.
O presidente da ANADEP, André Castro, participou da mesa de abertura do evento, que contou com a presença do Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira; da Coordenadora-Geral de Acesso à Justiça e Combate à Violência da Presidência da República, Ana Teresa Iamarino; do representante do Setor de Direitos Humanos do MST Ney Strozake; do representante do Instituto de Estudos de Religião Pedro Strozemberg; da representante da ONG Criola Lúcia Xavier; e da representante da ONU Mulher Rebecca Reichmann.
De acordo com a Defensoria Pública Rosane M. Reis Lavigne, a reunião geral dá início a uma nova etapa do Fórum Justiça. “Com a replicação dessa iniciativa em outros estados e o amplo envolvimento de organizações e movimentos sociais populares, a democrtatização do sistema de Justiça se impõe, provocando as transformações profundas necessárias para a efetivação dos direitos”.
Durante a plenária final, foi elaborado um documento com a síntese das discussões dos Grupos de Trabalho, traçando as novas diretrizes de atuação da organização e sua replicação em outros estados. A íntegra do documento será disponibilizado em breve no site www.forumjustica.com.br.