Fórum Justiça

INFORME DA REUNIÃO DO GT MORADIA – 26/07/2012

12/09/2012

Compartilhe!

A reunião foi realizada no dia 26 de julho de 2012, na sede da ADPERJ, e teve como principal ponto de pauta a discussão de propostas e estratégias para alteração do CPC no tocante ao procedimento ações possessórias.

Foram discutidas e colhidas várias sugestões que aperfeiçoam o texto e as propostas de emendas já existentes. A sistematização das sugestões foi apresentada na Oficina organizada pela Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça – SAL/MJ em parceria com a Escola da Defensoria Pública de São Paulo – EDEPE/SP, ocorrida no dia 3 de agosto, em São Paulo.

Na ocasião, também foi uma oportunidade de socializar duas recentes decisões que amparam o direito à moradia e a luta dos movimentos sociais:

• Decisão do TJ/SP em ação de reintegração de posse em que o Município pretendia reaver a área para instalar uma Escola de Circo, em que prevaleceu o direito a moradia das dezenas de famílias que ali residiam. Processo nº 0045635-59.2011.8.26.0053. (clique aqui para ler a íntegra da decisão)

• Decisão da Turma Recursal da JF/RJ que absolveu um militante que tinha sido preso enquanto acompanhava a ocupação do prédio do INSS na Rua Mem de Sá, e que, em razão da violência da Tropa de Choque da PM para desocupar o prédio sem decisão judicial. Em seu voto, o juiz Paulo Alberto Jorge condenou a atuação da Polícia Militar, totalmente despreparada para mediação de conflitos etc, e reconheceu a legitimidade do movimento de luta pela moradia. Processo nº 0812358-43.2010.4.02.5101/01. (clique aqui para ler a íntegra da decisão)

Ficou decidido que o GT Moradia irá preparar uma carta parabenizando os magistrados por tais decisões emblemáticas e mencionando também outras decisões como aquelas relativas às comunidades COROADO e CANAL DO ANIL. A ideia é aproveitar a oportunidade para convidar tais juízes a conhecerem e a participarem do Fórum Justiça; e também dar a maior visibilidade possível aos julgados, com a divulgação no site e facebook.

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
free download udemy course
download mobile firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course