Fórum Justiça

Territories

Desde a sua fundação, o Fórum Justiça (FJ) tem atuado para fortalecer a organização comunitária, construindo oportunidades de cooperação entre movimentos sociais e as Defensorias Públicas em diferentes cidades, com destaque para os municípios de Volta Redonda(RJ), Fortaleza(CE) e Porto Alegre(RS). Nesses locais, o FJ vem reunindo integrantes de movimentos quilombolas, indígenas, negros, de mulheres, de ocupações urbanas, pastorias e catadores de materiais recicláveis para formular propostas, acompanhar denúncias e implementar políticas públicas, contando com o apoio de defensores(as) públicos(as) e advogados(as) populares.

Nas atividades vinculadas ao eixo Cidades, o Fórum Justiça busca promover o intercâmbio entre movimentos sociais e atores jurídicos de diferentes localidades para aprimorar, por meio de aprendizado coletivo e ações conjuntas,  respostas às demandas comuns.

As iniciativas abrangem temáticas como educação ambiental e manejo do lixo, a luta por moradia digna, economia solidária e juventude, defesa do meio ambiente, resgate da história dos povos indígenas e a promoção do conhecimento tradicional das comunidades quilombolas.

O Fórum Justiça Cidades busca fortalecer redes de movimentos sociais nos diferentes territórios e estimular os canais que permitam que as demandas da população permeiem o sistema de justiça.

News