Fórum Justiça

Renap pede informações ao Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais sobre o processo de escolha de Ouvidores na Paraíba e Rio de Janeiro

19/02/2013

Compartilhe!

A Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares- RENAP, articulação de assessores(as) jurídicos(as) de movimentos populares, vem solicitar informações sobre o processo de escolha de Ouvidores Gerais dos estados da Paraíba e do Rio de Janeiro. Tal pedido fundamenta-se no intuito de colaborar com o aperfeiçoamento desta Instituição, a Defensoria Pública, crucial para a realização da nossa Constituição Federal, no que tange o acesso à justiça.

Noticia-se que o processo de escolha destes ouvidores em comento não teria partido da sociedade civil. Se isto ocorreu, estaria desrespeitando a Lei Orgânica da Defensoria Pública, que estabelece a abertura desta Instituição para a participação democrática da sociedade:

Art. 105-B. O Ouvidor-Geral será escolhido pelo Conselho Superior, dentre cidadãos de reputação ilibada, não integrantes da Carreira, indicados em lista tríplice formada pela sociedade civil, para mandato de 2 (dois) anos, permitida 1 (uma) recondução. (grifos nossos).

Se isto ocorreu, solicitamos informação sobre que expedientes este Conselho tomará para a observância de nosso ordenamento jurídico. Estamos cientes do respeito que deve haver às peculiaridades e à autonomia de cada Defensoria, conforme foi colocado pelo Ofício nº 264/2012/CONDEGE. Mas ainda que se observe isto, colocamo-nos ao lado deste Conselho em sua afirmação:

(Oficío nº 264/2012/2012)

Também indagamos se a escolha de defensor aposentado, contrariando resolução do Colégio de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil, não estaria por infringir o escopo da Lei Orgânica da Defensoria. Partindo do pressuposto que o intuito da Lei é procurar dar espaço para a contribuição da sociedade, sob outra perspectiva que não só da carreira, que já é feita pelas próprias administrações das defensorias, e pelas entidades representativas dos defensores.

Por fim, aproveitamos a oportunidade para requerer informações sobre a adequação da Defensoria Pública da Paraíba à Constituição Federal de 1988, bem como à Lei Orgânica da Defensoria, no que concerne à realização de concurso público para o quadro de defensores.

Aproveitamos o ensejo para renovar os votos de estima e consideração.

Atenciosamente,

Dominici Mororó

RENAP

http://racismoambiental.net.br/2013/02/renap-pede-informacoes-ao-conselho-nacional-de-defensores-publicos-gerais-sobre-o-processo-de-escolha-de-ouvidores-na-paraiba-e-rio-de-janeiro-parabens/

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download mobile firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download