Rosane Lavigne, Defensora Pública do Rio de Janeiro e representante do Fórum Justiça (FJ), esteve na última sexta (26/9) na Secretaria de Assuntos Legislativos apresentando agenda do FJ para o próximo ano.
O Fórum Justiça é um espaço destinado a levantar entre atores estatais, setores acadêmicos e estudantis, organizações e movimentos sociais, o debate em torno da política judicial em curso no Brasil, observando o contexto ibero latino-americano.
Na ocasião, Lavigne foi recebida por Gabriel de Carvalho Sampaio, Secretário de Assuntos Legislativos, que declarou apoio aos seminários idealizados pelo grupo. Os temas dos debates planejados para o próximo ano serão; “Política Judicial Latino-Americana sob a perspectiva da Defensoria Pública” e “A Reforma da Justiça no Brasil: uma década de desafios e conquistas, sob um olhar latino-americano”.
Lavigne ressaltou a importância da “a escuta ativa por parte da SAL ao projeto Fórum Justiça”. Segundo ela “diálogos dessa natureza nos fortalecem e impulsionam essa articulação que visa discutir política judicial, modelo integrador de justiça e funcionalidade democrática, políticas de reconhecimento de especificidades entrelaçadas às de reconhecimento, com participação popular”.
Entenda o papel da Sal/MJ na democratização do processo legislativo