Fórum Justiça

Defensoria Pública- Instituição do Povo

02/10/2013

Compartilhe!

01 de outubro de 2013

Momento rico da democracia e do cuidado com a coisa pública acabou de ocorrer no auditório do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará. A administração da Defensoria Pública foi discutida com setores dos movimentos populares em momento eleitoral para próxima gestão de Defensoria Pública Geral. Representantes de diversas lutas as quais a Instituição tem dever de estar ao lado, estiveram presentes, contribuindo para o avanço da Defensoria.
Foi debatido como se estrutura e atua a Defensoria para a consecução de seus fins. Pensando-se na realização de direitos humanos fundamentais, enfrentou-se as dificuldades e vislumbrou-se possibilidades de fortalecimento Institucional, visando sempre melhor servir a população.
Pautas como conflitos fundiários, moradia, violência contra a mulher, criança e adolescente, homofobia, população de rua, defensores de direitos humanos, conflitos socioambientais, inclusão das pessoas com deficiência, dentre outros temas, tiveram oportunidade de serem compartilhados. Percebeu-se caminhos que passam pela valorização e autonomia da Defensoria, mas que requerem passadas cada vez mais próximas com quem já está historicamente nas lutas sociais. O Ceará e o Brasil possuem questões que são estruturantes de desigualdades sociais e que precisam ser superadas.
O Sistema de Justiça – ao lado dos povos, comunidades e suas causas- necessita há muito transcender sua previsão formal e realizar-se no cotidiano das Instituições. Este debate foi passo simbólico disto, quando muitos espaços apenas privilegiam aspectos que mantém a sociedade na inércia da manutenção de privilégios e injustiças.
Foram convidados os (as) três candidatos (as) ao cargo de Defensor (a) Público (a) Geral do Estado do Ceará: Amélia Rocha, Andrea Coelho e José Roberto da Rocha. A candidata Amélia Rocha compareceu e o candidato José Roberto justificou sua ausência. A organização do debate não obteve retorno da candidata Andrea Coelho, também convidada.
Estiveram presentes da sociedade civil representantes: da Associação do Povo de Deus; da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Estado do Ceará- ADPEC; do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente- CEDECA; da Coordenação das Pastorais Sociais; do Escritório de Direitos Humanos Frei Tito de Alencar – EFTA; do Fórum Cearense de Mulheres; do Fórum DCA; do Movimento dos Conselhos Populares- MCP; do Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas- do MLB; da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Ceará; da Pastoral do Menor; do Programa de Proteção dos Defensores de Direitos Humanos- PPDDH; da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares; do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária Popular- SAJU; da Urucum- Direitos Humanos, Comunicação e Justiça.
Na ocasião foi entregue o documento “Visão do Campo Popular sobre a Defensoria Pública”, construído e assinado por 39 espaços diferenciados da sociedade civil, que seguem: Articulação de Mulheres Brasileiras- AMB; Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará – AMICE; Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste Minas Gerais e Espírito Santo – APOINME/MR-CE; Associação Barraca da Amizade; Associação das Comunidades dos Índios Tapeba de Caucaia – ACITA; Associação dos (as) Familiares e Amigos (as) das Crianças com Alergias e Intolerâncias Alimentares – AFAC; Cáritas Brasileira Regional Ceará; Caritas Diocesana de Limoeiro do Norte – CE; Casa Chiquinha Gozanga; Central de Movimentos Populares – CMP; Central Única dos Trabalhadores no Ceará/ CUT-CE; Centro de Assessoria Jurídica Universitária – CAJU; Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará/ CEDECA-CE; Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza- CDVHS; Comitê Popular da Copa de Fortaleza; Comissão Pastoral da Terra- Regional Ceará; Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Ceará – COPICE; Coordenação das Pastorais Sociais Regional Nordeste 1; Esplar- Centro de Pesquisa e Assessoria; Escritório de Direitos Humanos Frei Tito de Alencar – EFTA; Fórum Cearense de Mulheres- FCM; Fórum Permanente de Organizações Não-Governamentais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Fórum DCA – Ceará; Fórum em Defesa da Zona Costeira do Ceará- FDZCC; Instituto Negra do Ceará – INEGRA; Instituto Terramar; Liberdade do Amor entre Mulheres no Ceará – LAMCE; Movimento Ibiapabano de Mulheres – MIM; Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas no Ceará/ MLB-CE; Movimento Nacional de Direitos Humanos no Ceará- CE; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Ceará/ MST-CE; Núcleo de Comunicação – Observatório de Políticas Públicas/UFC; Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Ceará; Pastoral do Menor Regional Nordeste 1; Programa de Assessoria Jurídica Estudantil- P@je; Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares no Ceará/ RENAP-CE; SOS Cocó; Tambores de Safo; Serviço de Assessoria Jurídica Universitária Popular- SAJU; Urucum- Direitos Humanos, Comunicação e Justiça.

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
udemy course download free
download micromax firmware
Premium WordPress Themes Download
download udemy paid course for free
Titulo Defensoria Pública- Instituição do Povo.
Defensoria Pública- Instituição do Povo. Disponível em: https://forumjustica.com.br/biblioteca/defensoria-publica-instituicao-do-povo/. Acesso em: 27 abr. 2024.