Fórum Justiça

DPU em Porto Alegre Recebe Coordenadora Nacional do Fórum Justiça

07/12/2016
Territórios

Compartilhe!

Reforçando a incidência estratégica do Fórum Justiça nas Defensorias Públicas, no dia 07 de dezembro, o Fórum Justiça de Porto Alegre e Rio de Janeiro foram recebidos pelo ofício de direitos humanos da Defensoria Pública da União em Porto Alegre.

Conforme noticiado pela DPU:

Rosane Lavigne, coordenadora-geral do Fórum Justiça, apresentou em linha gerais o Projeto do Fórum Justiça, salientando a sua origem enquanto iniciativa autônoma geminada por defensorxs do Rio de Janeiro. Salientou a importância dos três eixos de atuação do FJ (reconhecimento, redistribuição e participação), a atuação tripartide (profissionais, academia e movimentos sociais) e o lançamento de propostas de formulação política, citando o exemplo da mobilização em torno da aplicabilidade das 100 regras de Brasília.

Rodrigo Medeiros, coordenador do Fórum Justiça em Porto Alegre, salientou a importância do FJ como espaço permanente de encontros e articulação de diferentes setores envolvidos na concretização do sistema de justiça. Citou o exemplo de diálogo e construção coletivo alcançando no Estado do Ceará e coloca a questão da importância da DPU ser chamada a pensar junto com o Fórum soluções para conflitos estruturais vividos na cidade de Porto Alegre.

João Roberto de Toledo,defensor público federal, iniciou a sua intervenção chamando a atenção para a realidade de escassez profissional da DPU. Salientou a alta evasão de Defensorxs Públicxs, o pequeno quadro de profissionais, o pouco tempo para participação em outras atividades dada a sobrecarga de trabalho com o contencioso.

Mencionou a importância da criação de núcleos que permitam que colegas se dediquem à articulação com a sociedade civil como parte do seu conteúdo funcional, salientou a importância dada ao encontro pela colega titular do ofício de direitos humanos.

Élida Lauris, coordenadora executiva do Fórum Justiça, mencionou que a articulação com a sociedade civil é uma via de mão dupla e potencia mutuamente a atuação dos movimentos e organizações sociais e reforça a função social da própria instituição.

Por fim, foram discutidas estratégias para garantir a participação envolvimento da DPU no seminário Nacional de litigância estratégica.

Ver mais AQUI.

16409335_1824787171092534_1882996028_o

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
online free course
download karbonn firmware
Free Download WordPress Themes
free online course