Fórum Justiça

Fórum Mercosul de Economias Transformadoras

17/01/2020
Íbero Latino-Americano

Compartilhe!

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2019, teve lugar o “Fórum Mercosul: Outras Economias Transformadoras” na Lona Cultural Marielle Franco, localizada na praia da Barra em Maricá, e na UFRJ, campus do Fundão, Rio de Janeiro/RJ. A atividade foi preparatório ao Fórum Social Mundial das Economias Transformadoras que acontecerá de 25 a 28 de junho de 2020, em Barcelona na Espanha.

Participaram 400 pessoas. Além dos brasileiros, o evento contou com a presença de participantes de países da América Latina e Europa, dentre eles: Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela, Bolívia, Equador e França. O fórum propõe quatro correntes de movimentos convergentes: economias feministas e perspectiva de gênero; Movimentos Agroecológicos e Soberania Alimentar; Bens Comuns: Natural, Urbano, Conhecimento e Digital Commons; e Economias Solidárias e Sociais (incluindo comércio justo, cooperativismo e finanças éticas).

A Plataforma por um Mercosul Social Solidário existe desde 1994 e articula 18 organizações dos cinco países do Cone Sul: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O objetivo dessa plataforma é melhorar o exercício da cidadania das organizações sociais, bem como dos setores da população em situação de pobreza e exclusão. Dentre os eixos temáticos de atuação estão agroecologia, soberania alimentar, juventudes, mulheres e economia solidária.

O Fórum Justiça foi parceiro nesta construção ao lado do Centro de Ação Comunitária – CEDAC, uma das organizações membro da Plataforma. Esteve presente com 25 representantes de coletivos e organizações sociais de diversos segmentos da sociedade civil do Sul-Fluminense: jovens trabalhadores estudantes da rede pública de ensino (ensino fundamental e universitário), catadoras de resíduos sólidos e educadores populares que atuam nos movimentos de Agroecologia, Economia Solidária e Juventude Operária Cristã – JOC.

A atividade possibilitou intercâmbios e trocas de saberes, de sabores, ritmos e linguagens e conectou campo e cidade, povos e comunidades tradicionais, indígenas, tribos urbanas, pelo viés feminista, das juventudes, da agroecologia que constroem novas economias. Um outro mundo é possível, já acontece e nos identificamos e nos vemos nele.

Fontes e mais informações:

Prefeitura Municipal de Maricá

Para um relato completo do evento, veja:

Plataforma Mercosur Social y Solidario

 

Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download coolpad firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course