Fórum Justiça

TJ barra ação que pretendia limitar atuação da Defensoria Pública no Estado

02/09/2015

Compartilhe!

TJ barra ação que pretendia limitar atuação da Defensoria Pública no Estado

Antes de partirem para acompanhar julgamento que limitava atuação da Defensoria, ativistas deram abraço simbólico no prédio|Foto: Caroline Ferraz/Sul21

Fonte: Sul21

Jaqueline Silveira

Ativistas pelos direitos humanos deram um abraço simbólico, no começo da tarde desta quarta-feira (26), no prédio da Defensoria Pública em apoio à instituição, em virtude da ação movida pelo Ministério Público (MP) com o fim de limitar sua atuação. O ato simbólico ocorreu pouco antes de iniciar o julgamento do recurso da Defensoria Pública na 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJ) para barrar o andamento da ação, que tramita na 5ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre. Em decisão unânime dos três desembargadores da Câmara, o recurso da Defensoria, que pedia a nulidade da ação, foi aceito e, como consequência, o processo é extinto. Contudo, o MP poderá ainda recorrer.

Caso a ação prosseguisse e fosse julgada favorável, a Defensoria Pública ficaria limitada exclusivamente ao critério econômico para atuar em prol dos cidadãos e ingressar com ações coletivas. Portanto, a instituição só assistiria pessoas que ganham até três salários mínimos. No julgamento desta quarta-feira, os desembargadores argumentaram que a “vulnerabilidade do ser humano” deve ser entendida de forma muito mais ampla e não só pelo viés econômico.

A ação do Ministério Público acusava o defensor-geral, Nilton Arneck Maria, e mais outros cinco defensores de improbidade administrativa ao defenderem uma delegada que atuava na 3ª Delegacia de Pronto-Atendimento (DPA) da Capital. Isso porque, segundo o MP, a policial teria condições financeiras para contratar um advogado e não se enquadraria nos casos assistidos pela Defensoria Pública. Os defensores acompanharam o inquérito civil aberto contra a policial, em virtude de ela se recusar a homologar prisões por tráfico de drogas, em agosto de 2012, depois que a Brigada Militar cumpriu mandado de busca e apreensão a pedido do Ministério Público e autorizado pela Justiça. Na época, a delegada alegou que não homologou o flagrante porque seria ilegal, uma vez que a Brigada não tinha competência para cumprir o mandado. Por esse motivo, o MP abriu um inquérito para apurar se a policial cometeu ato de improbidade.

O MP argumentou que a delegada “não se encontrava em situação de necessidade” e portanto, os profissionais teriam cometido “desvio de finalidade” quanto ao propósito da instituição. A Defensoria Pública, por sua vez, alegou que a delegada estaria sofrendo violação em seus direitos humanos, porque estaria sendo “perseguida por membro do Ministério Público”, o que possibilitaria ser assistida pelos defensores. Pela ação do MP, instituição só poderia atuar em processos de violação de direitos humanos em que, ao mesmo tempo, o cidadão se enquadrasse no critério econômico.

Depois do ato simbólico, o defensor-geral, Nilton Maria, recebeu o grupo, oportunidade que agradeceu apoio e demonstrou preocupação com a possibilidade de a instituição ter trabalho restringido|Foto: Caroline Ferraz/Sul21

Defensor-geral destacou trabalho da instituição

“Nosso objetivo é nos opormos a ameaças de retrocessos aos direitos e essa instituição é um grande pilar dos direitos humanos. Por isso, nossa preocupação em preservá-la”, justificou a advogada Tâmara Biolo Soares, integrante da Frente Ampla por Direitos e Liberdades e uma das organizadoras do abraço simbólico. Antes de seguir para o Tribunal de Justiça, o grupo de ativistas foi recebido pelo defensor-geral. Na oportunidade, Nilton Maria agradeceu o apoio em prol da “causa dos vulneráveis e dos direitos humanos”. Ele lembrou de algumas ações coletivas ingressas pela instituição e que beneficiaram um grupo de pessoas, como as envolvendo idosos e planos de saúde e de tratamento das vítimas do incêndio da Boate Kiss. “Não é tutela que podemos abrir mão. Hoje, podemos ajuizar a favor de quem quer que seja”, ressaltou o defensor-geral, sobre a importância do trabalho da instituição que está à frente. Nilton citou, ainda, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontariam que só 20% da população teriam condições financeiras suficientes para contratar advogado. “Não podemos deixar de assistir os outros 80%”, observou o chefe da Defensoria Pública do Estado.

Depois do julgamento, o defensor público João Otávio Carmona, um dos citados na ação do MP, destacou que a decisão do TJ “confirmou a autonomia” da instituição e de sua “competência” para atuar nas causas não só de vulnerabilidade social, mas nas que envolvem violações aos direitos humanos”. “Na nossa avaliação, a instituição e os direitos humanos saíram fortalecidos”, concluiu ele, sobre a decisão dos desembargadores.

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download samsung firmware
Download WordPress Themes
udemy course download free