Fórum Justiça

Seminário Discute Acesso Quilombola à Justiça na Região Norte: Confira os Principais Pontos

07/09/2022
Raça

Compartilhe!

Na última sexta-feira (02/09), ocorreu o quarto seminário regional do projeto “Quilombos e acesso à justiça: a atuação da Defensoria Pública” e reuniu defensoras/es públicas/os, ouvidorias das Defensorias, quilombolas e assessorias jurídicas populares pela plataforma Zoom.

O primeiro seminário regional ocorreu em abril e envolveu a experiência das comunidades quilombolas na Região Sul, seguido pelos seminários sobre a Região Centro-Oeste e Região Nordeste I (Maranhão, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e da Paraíba). 

O projeto está mapeando ações judiciais e extrajudiciais das Defensorias Públicas junto às comunidades quilombolas. A pesquisa é coordenada pelo  Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais, Ameríndios e Afroamericanos (LaPPA), do IFCH/UNICAMP em parceria com o FJ, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), a Defensoria Pública da União (DPU), o Núcleo Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro-Cebrap), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e o Conselho Nacional de Ouvidorias Externas de Defensorias Públicas do Brasil.

A advogada popular e  assistente de pesquisa, Maira Moreira, e o assistente de pesquisa Gildemar Trindade mediaram a discussão.  O coordenador da pesquisa, José Maurício Arruti (Unicamp),  abriu o encontro apresentando a pesquisa e os seus principais objetivos. Em seguida, a Coordenadora Executiva da CONAQ, Sandra Andrade, reforçou a importância do projeto em um cenário de ataques permanentes aos direitos das comunidades quilombolas. 

Com foco na Região Norte, lideranças do Amapá, Pará, Rondônia e Amazonas [1] relataram os desafios que enfrentam e também as experiências positivas e estratégias adotadas. Conflitos envolvendo grandes empreendimentos, multinacionais, grileiros e monocultivos estiveram presentes em quase todas as falas, além dos relatos de criminalização das lideranças.  

As lideranças quilombolas e integrantes da CONAQ no Amapá, Paulo Rubens e Núbia, apontaram a ausência da relação entre as comunidades e a Defensoria Pública Estadual (DPE), o que fez com que tivessem que recorrer à Defensoria Pública da União (DPU), especialmente durante o ano de 2014. Dessa forma, relataram que a sua principal relação tem sido com o Ministério Público Federal (MPF), que tem atuado como aliado na defesa da causa quilombola. Além disso, alguns diálogos com o Ministério Público do Estado avançaram, como com a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo, para tratar dos conflitos que surgiram com a chegada de pessoas da cidade no quilombo. 

Em contraste, no Estado do Pará as comunidades quilombolas relataram proximidade com a Defensoria Pública Estadual e sua importância. A liderança Érica Monteiro, da  Comunidade Quilombola de Itancuã Miri, coordenadora da CONAQ Norte e coordenadora executiva da Malungu, destacou a atuação da DPE/PA nos processos de regularização fundiária, que tem contribuído para a garantia dos direitos da comunidade. Uma iniciativa essencial destacada é a Mesa Quilombola, na qual a cada três meses ocorre um encontro para avaliar o andamento dos processos e o trabalho que vem sendo feito pelo Estado e União. 

Outro ponto que merece destaque é a atuação dos/as  advogados/as quilombolas atuantes na Malungu. Como lembrou a advogada Queila Couto, a atuação é diferenciada pois são demandas vividas nos seus cotidianos. 

Como mencionou, “é preciso que as comunidades tenham garantia do direito à terra para perpetuar sua sobrevivência, a terra para nós não é só um pedaço de chão, ela tem todo um significado e é por isso que a gente luta”. 

Apesar desses avanços, ainda há muito a ser feito. O atendimento às demandas cívicas  são frágeis e os conflitos não cessam, a exemplo do conflito com a Brasil Bio Fuels (BBF)  na região de Acará. Aurélio Borges, ressaltou que empresas como a BBF não respeitam a Convenção n° 169 da Organização Internacional do Trabalho, que estipula o direito à consulta prévia, livre e informada às comunidades tradicionais, e que diante desse cenário já consideram acionar a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Assim como no Amapá, a atuação junto ao MPF foi mencionada. Ilário, da coordenação regional da Malungo, ressaltou que essa atuação  tem dado consistência à luta do povo quilombola da Ilha de Marajó na tentativa de frear o agronegócio. 

A rotatividade dos/as defensores/as que tratam das demandas também foi apontada como um obstáculo, já que faz com que as comunidades tenham que repetir os relatos constantemente. Para Paulo Rubens (CONAQ), isso gera  a sensação de desamparo e insegurança, algo que poderia ser contornado com a criação de cadeiras específicas para tratar de questões indígenas e quilombolas, como acontece no Ministério Público, sugestão reforçada pela coordenadora do FJ, Rosane Lavigne. 

Outro entrave ao acesso à justiça é a distância entre as comunidades e a DPE, como relatado pela liderança Tarciara Raquel, da Comunidade Quilombola de Santa Tereza do Matupiri no Município de Barreirinha, Amazonas. Além disso, a dificuldade de acesso à internet também dificulta essa aproximação. Apesar dos entraves, a colaboração existe, com envio de fotos e informações e por uma representação que atua em Manaus.

No Tocantins, a assessora do Núcleo de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (NUCORA) da Defensoria Pública do Estado, Aline da Silva, compartilhou duas ações importantes realizadas pela DPE/TO, a Defensoria Pública Itinerante e a Defensoria Pública Quilombola. Nos atendimentos itinerantes, que foram perenizados, são realizados levantamentos de questões individuais e coletivas. Aline também citou a atuação da DPE junto às comunidades para barrar o projeto de concessão do Parque Estadual do Jalapão e mais recentemente, a partir da escuta das demandas das comunidades, publicaram uma recomendação para que o Instituto de Terras não emita títulos individuais de terceiros em áreas quilombolas. 

Outro problema destacado pela assessora é o racismo institucional, que reforça a dificuldade de acesso aos espaços físicos das instituições. Diante disso, estão elaborando um protocolo de atendimento e estratégias com as regionais para garantir um espaço acolhedor.

Ao final do encontro, Juliana Sartori, assistente de pesquisa do LaPPA IFCH/UNICAMP, apresentou os resultados preliminares da coleta de informações relativas à Região Norte, que serão divulgados em breve no relatório.  

Leia mais sobre o projeto aqui. 

Os próximos encontros também serão de forma on-line e vão abordar a Região Sudeste e Nordeste II (BA, PE, SE e AL). 

[1] Os representantes do Estado de Tocantins não puderam comparecer.

Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course
download lava firmware
Download WordPress Themes Free
free online course