Fórum Justiça

CHAMADA DE ARTIGOS – Revista Brasileira de Estudos Constitucionais

28/09/2012

Compartilhe!

Prezados Professores, Pesquisadores e Pós-Graduandos,

A Revista Brasileira de Estudos Constitucionais – RBEC, periódico científico trimestral produzido pelo Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais – IBEC e pela Editora Fórum, torna pública a Chamada para autores que desejem contribuir com sua 24ª Edição, cujo tema intitula-se “Amicus Curiae e Audiência Pública na Jurisdição Constitucional”.

Vide, clicando aqui, síntese do texto da Chamada Pública da sua 24ª Edição, cuja discussão, planejada a partir do macro tema Jurisdição Constitucional, pretende ser um espaço de reflexão a respeito de como têm sido utilizados os institutos Amici Curiae e Audiências Públicas.

O presente número da RBEC – RBEC n. 24 – objetiva provocar a academia quanto à evolução de dois institutos aparentemente similares e igualmente afetos à jurisdição constitucional: amici curiae (“amigos da Corte”) e audiências públicas.

Qual o papel do STF e de seu regimento no regramento do Amicus Curiae e das Audiências Públicas? Houve uma evolução na natureza e no perfil destes institutos, pós-criação legal/constitucional? Qual o papel do próprio interessado na conformação das regras que permitem ou inviabilizam o desenvolvimento destes institutos?

Certamente não serão enfoques eminentemente normativos que trarão respostas a estas perguntas. A RBEC, nesses termos, propõe uma agenda de pesquisa que possa contribuir tanto para a melhor compreensão destes institutos, quanto para o aprofundamento dos debates.

1. Emenda regimental nº 29/2009 e seus marcos normativos ou paradigmáticos

Em 11 de fevereiro de 2009, o STF alterou artigos de seu regimento interno, inserindo regramento específico sobre o funcionamento das audiências públicas.

· Quais as inovações perpetradas pela Emenda Regimental à dinâmica do instituto da Audiência Pública? O perfil da audiência pública, sob a Lei nº 9.868/99, permanece inalterado em seu regramento regimental?
· Como se deu o processo de deliberação destas novas normas regimentais? Qual a influência das primeiras audiências públicas na conformação destas normas?
· Qual o fundamento normativo responsável pela transposição das audiências públicas de seu lugar de origem – controle abstrato – para o âmbito do controle concreto de constitucionalidade?
· Qual a influência do regramento de audiências públicas na Administração Pública ou no Legislativo para a jurisdição constitucional?

2. Ingresso como amicus ou especialista

Sob a perspectiva do cidadão e da sociedade civil, tanto o amicus curiae como a audiência pública figuram como portas de acesso ao STF e à jurisdição constitucional. Questões, porém, de política judiciária sempre desempenharam relevante papel no “grau de abertura” destes canais de comunicação entre Constituição, Judiciário e Sociedade, tanto na definição de quem pode, quando se pode, quantos e como (exercício de direito de voz, apresentação de memorial, sustentação oral) podem se manifestar perante o STF.

· Quais os requisitos ao ingresso do interessado? As restrições encontram fundamento constitucional, legal ou regimental? A jurisprudência sobre o tema é pacífica, coesa?
· Qual o papel da sociedade civil na definição do seu grau de acesso? Como as entidades que atuam frequentemente como amicus curiae agem e interagem diante da agenda legislativa, executiva e constitucional, especificamente em ocasiões que envolvem matérias que lhe são caras e, em geral, constituem a própria razão de existência desses atores?
· Qual o perfil dos ingressantes e de suas manifestações? Tais atuações circunscrevem-se a esclarecimentos de matérias de fato, aspectos técnicos e científicos? Pautam discussões de teses jurídicas? Invocam interpretações jurídicas, legais/constitucionais? Como?

3. As decisões dos Ministros

O ordenamento jurídico concede especial ênfase ao (poder discricionário do) relator, seja no processo de admissão de amicus, seja na convocação de audiência pública.

· Quais as razões que conduzem à admissão de terceiro como amicus ou à convocação de audiência pública? Com quem interage o Ministro em sua decisão pelo ingresso ou pela convocação?
· O perfil decisório do Ministro influencia no seu grau de abertura ou predisposição à oitiva da sociedade e de especialistas? É possível sustentar uma relação entre agenda política do Ministro e a definição do caso sujeito a audiência pública?
· De que modo as argumentações dos votos levam em conta a participação dos diversos grupos e/ou especialistas e suas manifestações específicas por meio de amici curiae ou audiências públicas?

A resposta a cada uma destas perguntas pode ser investigada, ilustrativamente, por meio da (i) comparação de textos normativos; (ii) análise de debates administrativos que conduziram aos dispositivos regimentais; (iii) condução de entrevistas com atores centrais; (iv) análise de jurisprudência (e decisões paradigmáticas?); e (iv) realização de estudos de casos com potencial descritivo e que permitam a realização de inferências relevantes.

Entender e compreender melhor o desenvolvimento dos institutos dos amici curiae e das audiências públicas. Eis o convite aberto que a RBEC nº 24 destina a toda academia.

Os autores interessados devem remeter artigos científicos e inéditos, para o e-mail ibec.rev@gmail.com ou editor@revista-rbec.com, até o prazo de 05/11/2012.

A avaliação dos artigos dar-se-á de forma sigilosa por pares (Double blind peer-review), por membros do Corpo de Pareceristas da RBEC.

Maiores informações, especialmente sobre exigências e especificidades editoriais, no site www.rbec.net.br/blog

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
udemy free download
download intex firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download